A Original Gesso Leme

 

Drywall

O sistema Drywall está ganhando cada vez mais a preferência no momento de construir, reformar ou decorar, em ambientes residenciais ou comerciais.

 

O termo Drywall vem do inglês, e em tradução literal significa “Parede Seca”. Na prática, o Drywall é uma parede praticamente pronta, pois dispensa o uso de cimento, tijolos e massa para ser construída.

 

São placas de gesso natural ou acrescidas de aditivos, secos e revestidos com papel cartão duplex, em espessuras diversas, que lhe garantem alta resistência mecânica, diferentes dos blocos de gesso tradicionais utilizados na alvenaria. A placa de gesso é combinada a perfis de aço galvanizado, mantendo assim a sustentação do material.

 

O grande trunfo do Drywall para as construções está na possibilidade quase infinita de criar formas, fazendo uso de painéis simples ou duplos, de variadas espessuras e medidas; podendo ainda esses painéis receber enchimentos de lã mineral e outros materiais, para obtenção de isolamentos acústico e térmico.

 

O Drywall, além de poder ser utilizado como paredes e forros, é indicado também para revestimento de colunas, vigas, dutos de ar-condicionado, dentre outras aplicações, tendo como uma de suas principais características o manuseio e instalação simples, rápido e limpo, além de aceitar diversos tipos de acabamento: pintura, cerâmica, papel de parede, fórmica mármore, madeira, etc.

 

Suas características especiais permitem um ótimo resultado estético: há superfícies lisas e texturizadas, as emendas são homogêneas e permitem um bom acabamento. Além disso, e muito importante, resulta em poucos resíduos ao final da obra.

 

O sistema Drywall foi inventado nos Estados Unidos há mais de 100 anos, em 1894, mas sua aceitação só se firmou mesmo nos períodos entre e após as duas grandes guerras mundiais, devido ao seu baixo custo, rapidez e à escassez de mão de obra que o país enfrentava naquela época. É utilizado na Europa há 70 anos e no Brasil chegou somente na década de 90, mas vem se consolidando rapidamente nos anos mais recentes.

 

Para mais informações sobre o Drywall, procure em: Wikipedia.org - Drywall / Placas de Gesso Cartonado

Exemplos de Aplicações de Drywall

 

A seguir algumas características sobre as principais aplicações de Drywall:

PAREDE DRYWALL

ilustracao_sancas_transp_01.png
ilustracao_sancas_transp_02.png
ilustracao_drywall_transp_03.png

A estrutura de uma Parede Drywall é formada por chapas de gesso de espessuras específicas, parafusadas em perfis de aço galvanizado. O modo como ela é construída e os arranjos que podem produzir permitem atender diferentes aplicações que vão muito além das segmentações (divisões) dentro de um imóvel.

 

Uma das grandes vantagens do uso das “paredes prontas” está justamente na sua praticidade, pois, com um tempo de construção muito inferior às paredes comuns de alvenaria, as Paredes Drywall permitem que uma área seja dividida de uma maneira muito mais rápida e eficaz, com um ganho de cerca de 4% no espaço interno, sutil mas importante.

 

Outra vantagem diz respeito aos ambientes que exigem tratamento acústico ou térmico, os quais também podem receber projetos específicos com Paredes de Drywall complementadas com materiais especiais, como lã mineral.

 

Importantes características da Parede Drywall:

    *  As medidas da placa podem variar de 48,70mm a 90mm.

    *  A composição da placa pode ser simples ou dupla.

    *  As chapas de gesso podem ser interligadas ou separadas.

    *  A placa pode ser convencional, resistents ao fogo ou resistente à umidade.

    *  A parede pode ser construída reta ou levemente curvada.

    *  O interior da parede pode conter vidro ou lã mineral, para isolamento acústico ou térmico.

    *  A parede suporta umidade e ação do tempo (com ressalvas).

    *  O sistema é adaptável a diversos tipos de estrutura, como aço, concreto ou madeira.

    *  A leveza da parede permite a redução de cargas nas fundações e estruturas da construção.

    *  Seu custo chega a ser 10% inferior à parede convencional de alvenaria.

    *  A parede permite instalações elétricas, hidráulicas, telefônicas e de redes.

    *  O sistema permite fixação de prateleiras, armários e equipamentos (TV, Fornos, etc), desde que fixados nos perfis metálicos.

    *  Sua superfície aceita variados revestimentos, como: cerâmica, pastilhas de vidro, papéis de parede, tecidos, tintas acrílicas, tintas PVA e texturas. 

    *  As placas apresentam elevada resistência ao fogo.

    *  A parede oferece bom desempenho térmico e acústico, equivalente ao de uma parede de alvenaria de meio tijolo.

    *  Sistema de construção a seco, ou seja, não envolve umidade.

    *  Durante a construção descarta pouco material e produz pouco resíduo, evitando perdas e proporcionando mais higiene e limpeza.

 

 

FORRO DRYWALL

 

O Forro Drywall, também conhecido como Forro de Gesso Acartonado, é uma das novas tecnologias de construção que mais vem sendo utilizada nas obras atualmente, tanto em ambientes residenciais como empresariais.

 

A maneira como as placas de Drywall são montadas permite que se construam vários tipos de Forros, adaptando-os para cada ambiente conforme a necessidade e a estrutura existente.

 

O sistema é totalmente modular e a quantidade de chapas pode variar, assim como as suas dimensões e posições. Em um projeto de Forro Drywall, inclusive, é possível aplicar materiais especiais, como lã mineral, para melhorar seu isolamento acústico e térmico.

Estes são os tipos de Forro Drywall mais utilizados no mercado:

   Forro Drywall Estruturado

Forro Acartonado 01 novo.png

 

Este é o tipo de forro mais recomendado para aqueles ambientes onde existem telhas, e não laje. Neste caso, os painéis são fixados com parafusos em uma armação de aço galvanizado feita especialmente para este fim, sendo totalmente independente do telhado original.  A estrutura é montada para poder suportar o peso das placas de gesso e permitir que a dilatação seja feita sem problemas.

 

As placas de gesso do Forro Acartonado são maiores e por este motivo são fixadas a peças metálicas, que por sua vez são fixadas nas paredes e no teto. A fixação mais frequente é com o pendural, que é uma peça metálica de mecanismo simples, composta por um tirante (arame), fixado na laje superior, e um suporte móvel para nivelar. Existem também aqueles feitos com perfis ou fitas metálicas.

 

   Forro Drywall Perfurado

ForroAcartonado_sombra_12.png

 

O Drywall Perfurado pode ser considerado uma variante do Estruturado: a diferença é que neste modelo são usadas placas perfuradas, que ajudam a absorver sons e podem ser complementadas com lã mineral ou com vidro no entreforro.

   Forro Drywall Aramado

Forro Acartonado 03 novo2.png

 

O Forro Aramado é formado pela justaposição de chapas de gesso para Drywall unidas por meio de junções H e suspenso por arame de aço galvanizado. A estruturação é completada com nervuras de chapas de gesso. O perímetro do forro aramado pode ser estanque ou dilatado.

 

Sua principal vantagem está na facilidade e rapidez do processo de instalação, mais versátil quando comparado a outros sistemas. É resistente às variações de temperaturas e os tamanhos das chapas permitem grande versatilidade nas decorações, facilitando o trabalho em linhas retas e curvas.

   Forro Drywall Removível

ForroAcartonado_sombra_14.png

 

Este modelo é instalado com chapas de gesso sobrepostas, sendo que as medidas dessas chapas variam de acordo com a área a ser coberta. O Forro Removível, como o próprio nome diz, permite a remoção das chapas para ter acesso às instalações acima de sua estrutura, como dutos de ar condicionado, sistemas hidráulicos, elétricos e de iluminação.

 

faixafone_larga_NOVA.png

***  FOTOS MERAMENTE ILUSTRATIVAS, PUBLICADAS APENAS COM INTUITO INFORMATIVO  ***
ATENÇÃO:  Algumas obras aqui expostas não foram realizadas pela ORIGINAL GESSO LEME.