A Moldura de Gesso é o toque que traz requinte aos ambientes e ainda hoje é o acabamento mais utilizado em estruturas com teto de laje ou forro de gesso convencional.
Aplicadas como acabamento nas extremidades de paredes, tetos, portas e janelas, nos últimos anos as Molduras de Gesso vêm sofrendo uma mudança de tendência em seus modelos, passando para linhas mais retas, modernas e limpas, em detrimento às antigas molduras mais adornadas e complexas.
Nos dias de hoje, os modelos de Moldura de Gesso mais utilizados são os chamados “clean”, ou seja, em formato “L”, que não são abaulados e não possuem curvas, geralmente com 1 ou 2 frisos no máximo.
Muito utilizadas também, atualmente, são as Molduras de Gesso retas, chamadas “barrado”, que são aplicadas apenas no teto ou apenas nas paredes.
As Molduras de Gesso tradicionais, mais antigas, estão gradativamente deixando de ser utilizadas, porém ainda existe uma razoável procura por elas, em alguns casos para repor partes que foram danificadas em construções antigas e em algumas situações quando os idealizadores preferem uma decoração moderna, mas que mantenha um estilo tradicional.
O tamanho da Moldura de Gesso depende muito das dimensões do ambiente onde será aplicada, pois molduras grandes em ambientes pequenos podem causar a sensação de opressão ou saturação, enquanto o inverso, molduras pequenas em grandes ambientes perdem o efeito a que se destinam.
A Moldura de Gesso é uma ótima opção para acabamento em ambientes que não foram rebaixados e também em ambientes que possuem forro sem a junta de dilatação (tabica). Em forros com tabica, sugere-se as Molduras de Gesso apenas de teto, proporcionando um efeito rebuscado, mantendo a tendência "clean" e com belíssimo acabamento.