Para melhorar o desempenho térmico e acústico de paredes Drywall, é necessário utilizar materiais isolantes, ou seja, materiais capazes de resistir à transferência de calor e som.
Dentre os materiais isolantes disponíveis, os mais eficientes são:
* Fibrosos - lã de vidro, lã de rocha e lã cerâmica, em forma de mantas, painéis, etc.
* Sintéticos - espumas rígidas PU, em forma de placas de isopor com células abertas ou fechadas.
* Granulados ou composições.
Isolamento Acústico
Como já se sabe, o sistema Drywall é excelente para obter isolamento acústico. Entretanto, as placas de gesso por si só não resolvem todos os problemas do ponto de vista sonoro.
No Drywall, há dois itens indispensáveis para se obter o máximo de desempenho em isolamento acústico:
O primeiro item é a banda acústica. É uma fita de espuma que, aplicada na estrutura de contorno da parede, impede que o som passe por qualquer espaço entre o perfil metálico e a estrutura, evitando que toda a parede reverbere caso os ruídos sejam muito intensos.
O segundo item são as lãs isolantes, as quais mais eficientes são compostas de vidro. O uso da lã de vidro é decisivo para transformar o sistema Drywall em uma verdadeira barreira contra a propagação sonora, além de estar adequada às exigências ambientais.
Um modelo bastante comum de parede Drywall com isolante acústico é aquele composto por duas chapas duplas de gesso, com montante de 50mm e a parte interna preenchida com lã mineral. Esse é o sistema isolante básico, e a partir dele pode-se melhorar a eficiência aumentando as dimensões do perfil, passando de 50 mm para 70mm ou até 90mm. Com o aumento da camada de ar, aumenta-se o efeito de separação entre as folhas, otimizando assim o isolamento acústico.
Este material se adequa, inclusive, às exigências de ambientes muito específicos e exigentes, como estúdios de gravação, teatros e cinemas, os quais podem também contar com soluções mistas, combinando elementos de alvenaria e Drywall.
Isolamento Térmico
A camada de ar que existe entre as placas de gesso no sistema Drywall cumpre também função térmica. O nível de isolamento segue o mesmo conceito da questão sonora, ou seja, se forem incorporados materiais isolantes, como as lãs minerais, a qualidade do desempenho melhora consideravelmente. Tanto em regiões com clima quente quanto nas frias, a solução tem capacidade de manter o conforto térmico do ambiente interno.
Isolantes térmicos são materiais que resistem a transferência de calor, isto é, são materiais, ou combinações de materiais, que conseguem reduzir o fluxo de energia térmica (calor) transferido por condução, convecção e/ou radiação. A principal propriedade desses materiais é a baixíssima condutividade térmica.
Os principais materiais utilizados comumente para isolamento térmico no Drywall são: a lã mineral (ou lã de rocha) e a lã de vidro.
A lã mineral é constituída da fusão de rochas basálticas e outros minerais que, depois de centrifugados, são transformados em filamentos. Posteriormente, são incorporados óleos impermeabilizantes e resinas orgânicas, transformando-a em uma manta com boa resiliência, alto poder de absorção acústica e resistente ao fogo.
A lã de vidro é feita de sílica, vitrificante, carbonato de sódio, sulfato de sódio e potássio, carbonato de cálcio e magnésio, que quando elevados à temperatura de 1.500ºC conferem ao aglomerado propriedades de isolamento acústico. Tem também alto poder de isolação térmica e não propaga chamas.
Dentre os cuidados mais importantes para a aplicação desses materiais em paredes Drywall estão o correto posicionamento e a fixação, evitando que eles se desloquem com o tempo ou durante o próprio processo de montagem. Além disso, é preciso tomar cuidado para que as mantas não sejam esmagadas entre os componentes da parede.
Exemplos de Isolamentos em Drywall
*** FOTOS MERAMENTE ILUSTRATIVAS, PUBLICADAS APENAS COM INTUITO INFORMATIVO ***
ATENÇÃO: Algumas obras aqui expostas não foram realizadas pela ORIGINAL GESSO LEME.