A Original Gesso Leme

 

Forro de Gesso

Nos últimos anos o Forro de Gesso tem sido uma opção cada vez mais frequente para a construção ou reforma de um imóvel. É muito utilizado por decoradores e arquitetos em seus projetos, pois é mais econômico e propicia a montagem de um ambiente mais bonito e aconchegante.

 

O Forro de Gesso é muito versátil e oferece inúmeras possibilidades de iluminação, permite corrigir imperfeições de maneira eficaz e pode melhorar a acústica do local. Como opções de instalação pode ser do tipo reto, curvo, removível, com sancas ou em outros formatos.

 

Pode ser feito com placas especiais ou chapas duplas e pode ser acompanhado de outros materiais complementares, como a fibra mineral, para propiciar isolamento acústico ou térmico.

 

Quanto aos custos, o Forro de Gesso é comprovadamente mais econômico em relação à alvenaria, devido à rapidez de montagem e acabamento. Como as placas de gesso são lisas, o acabamento é superior e propicia um rendimento muito maior, além do que, sua montagem é realizada em cerca de 1/4 do tempo de um forro convencional.

 

O Forro de Gesso ainda leva outras vantagens em relação às lajes ou mesmo à alvenaria: ele disfarça as imperfeições, as vigas e as instalações elétricas e hidráulicas, além de ser estreito e mais leve que a alvenaria (cerca de 7 vezes), embora seja um material resistente que pode aguentar objetos de até 10 quilos.

 

Os construtores têm optado por este tipo de forro também por apresentar bom isolamento térmico e acústico (no tipo acartonado), além de equilibrar a umidade do ar em áreas fechadas, pois ele absorve água com facilidade. 

 

Sua manutenção também é mais fácil e eventuais problemas de tubulação e vazamentos podem ser resolvidos sem aquelas grandes reformas que atormentam o usuário do imóvel.

 

O Forro de Gesso pode ser liso ou com relevos e pode receber diversos acabamentos, como: tinta, cera, verniz ou resina. Não é inflamável e pode durar muitos anos, se tratado com cuidado e com as manutenções periódicas e eventuais necessárias.

 

Exemplos de Forros de Gesso

Os tipos de Forro de Gesso mais instalados atualmente são:

FORRO DE GESSO TRADICIONAL

Forro de Gesso 01.png
Forro de Gesso 02.png
Forro de Gesso 03.png

O Forro de Gesso Tradicional é mais aplicado em ambientes que tenham áreas menores, em virtude do risco menor de dilatação. É composto por placas de gesso quadradas de medida específica, geralmente 60cm, instaladas lado a lado e presas ao teto por um sistema de pinos e arames galvanizados.

 

A fixação dos pinos ao teto é feita com o uso de uma pistola especial e a estes pinos são presos arames torcidos de aço ou de cobre, os quais por sua vez são fixados às placas de gesso. Uma massa feita de pó de gesso, água e estopa é colocada junto à parede para reforçar a fixação. O mesmo processo é utilizado para a fixação das molduras e sancas.

 

Depois de montado, este tipo de Forro de Gesso recebe uma demão de tinta impermeabilizante, para garantir sua durabilidade.

 

Vantagens do Forro de Gesso Tradicional:

   *  Os Forros de Gesso com medidas de 60 x 60cm dispensam grandes acabamentos, a não ser que o proprietário do imóvel faça questão de ter um forro completamente liso.

   *  A instalação é muito rápida, sendo uma aplicação de gesso e duas aplicações de argamassa.

   *  O valor por m² é muito mais barato quando comparado aos demais tipos de forros disponíveis no mercado.

   *  A pintura pode ser feita no mesmo dia, aproximadamente duas horas após a sua colocação.

   *  O material tem ótima aderência.

   *  Possibilita maior conforto acústico e térmico.

   *  Tem alto grau de resistência ao fogo.

 

FORRO DE GESSO ACARTONADO - DRYWALL

Forro de Gesso 04.png
Forro de Gesso 05.png
Forro de Gesso 06.png

O Forro de Gesso Acartonado – Drywall – é o mais requisitado atualmente, mesmo tendo um custo de instalação maior do que o Forro de Gesso Tradicional. Mas, sem dúvida, a opção por este tipo de forro apresenta um resultado final que compensa seu custo extra.

 

O termo Drywall vem do inglês, e em tradução literal significa “Parede Seca”. Na prática, o Drywall é uma parede praticamente pronta, pois dispensa o uso de cimento, tijolos e massa para ser construída.

 

Placas de Gesso Acartonado são placas de gesso natural ou acrescidas de aditivos, secos e revestidos com papel cartão duplex, em espessuras diversas, que lhe garantem alta resistência mecânica, diferentes dos blocos de gesso tradicionais utilizados na alvenaria.

 

As placas de Gesso Acartonado, cujas dimensões são maiores que a tradicional, são combinadas a perfis de aço galvanizado, mantendo assim a sustentação do material, o qual é fixado às paredes e ao teto com o uso de tirantes. Um tipo de mecanismo simples de regulagem aproxima as chapas de gesso da estrutura metálica, onde são fixadas por aparafusamento.

 

Este tipo de Forro não apresenta alguns problemas comuns do tradicional, como trincas eventuais e aspecto amarelado e pode ser aplicado em qualquer área, de qualquer tamanho.

 

A constituição de um projeto apropriado é muito importante antes da instalação do Forro de Gesso Acartonado, pois deve-se levar em consideração todos os aspectos do ambiente, como: pontos de iluminação, instalações elétricas e hidráulicas, tubulações e saídas de ar condicionado, isolamento acústico e térmico, pontos de fixação na estrutura do imóvel e eventuais juntas de movimentação que sejam necessárias.

 

Para montar o Forro de Gesso Acartonado Drywall os sistemas mais utilizados são os seguintes:

Sistema Estruturado

Forro Acartonado 01 novo.png

 

Este é o tipo de forro mais recomendado para aqueles ambientes onde existem telhas, e não laje. Neste caso, os painéis são fixados com parafusos em uma armação de aço galvanizado feita especialmente para este fim, sendo totalmente independente do telhado original.  A estrutura é montada para poder suportar o peso das placas de gesso e permitir que a dilatação seja feita sem problemas.

 

As placas de gesso do Forro Acartonado são maiores e por este motivo são fixadas a peças metálicas, que por sua vez são fixadas nas paredes e no teto. A fixação mais frequente é com o pendural, que é uma peça metálica de mecanismo simples, composta por um tirante (arame), fixado na laje superior, e um suporte móvel para nivelar. Existem também aqueles feitos com perfis ou fitas metálicas.

 

Sistema Aramado

Forro Acartonado 03 novo2.png

 

O Forro Aramado é formado pela justaposição de chapas de gesso para Drywall unidas por meio de junções H e suspenso por arame de aço galvanizado. A estruturação é completada com nervuras de chapas de gesso. O perímetro do forro aramado pode ser estanque ou dilatado.

 

Sua principal vantagem está na facilidade e rapidez do processo de instalação, mais versátil quando comparado a outros sistemas. É resistente às variações de temperaturas e os tamanhos das chapas permitem grande versatilidade nas decorações, facilitando o trabalho em linhas retas e curvas.

 

faixafone_whats_NOVA.png

***  FOTOS MERAMENTE ILUSTRATIVAS, PUBLICADAS APENAS COM INTUITO INFORMATIVO  ***
ATENÇÃO:  Algumas obras aqui expostas não foram realizadas pela ORIGINAL GESSO LEME.