Nos últimos anos o Forro de Gesso tem sido uma opção cada vez mais frequente para a construção ou reforma de um imóvel. É muito utilizado por decoradores e arquitetos em seus projetos, pois é mais econômico e propicia a montagem de um ambiente mais bonito e aconchegante.
O Forro de Gesso é muito versátil e oferece inúmeras possibilidades de iluminação, permite corrigir imperfeições de maneira eficaz e pode melhorar a acústica do local. Como opções de instalação pode ser do tipo reto, curvo, removível, com sancas ou em outros formatos.
Pode ser feito com placas especiais ou chapas duplas e pode ser acompanhado de outros materiais complementares, como a fibra mineral, para propiciar isolamento acústico ou térmico.
Quanto aos custos, o Forro de Gesso é comprovadamente mais econômico em relação à alvenaria, devido à rapidez de montagem e acabamento. Como as placas de gesso são lisas, o acabamento é superior e propicia um rendimento muito maior, além do que, sua montagem é realizada em cerca de 1/4 do tempo de um forro convencional.
O Forro de Gesso ainda leva outras vantagens em relação às lajes ou mesmo à alvenaria: ele disfarça as imperfeições, as vigas e as instalações elétricas e hidráulicas, além de ser estreito e mais leve que a alvenaria (cerca de 7 vezes), embora seja um material resistente que pode aguentar objetos de até 10 quilos.
Os construtores têm optado por este tipo de forro também por apresentar bom isolamento térmico e acústico (no tipo acartonado), além de equilibrar a umidade do ar em áreas fechadas, pois ele absorve água com facilidade.
Sua manutenção também é mais fácil e eventuais problemas de tubulação e vazamentos podem ser resolvidos sem aquelas grandes reformas que atormentam o usuário do imóvel.
O Forro de Gesso pode ser liso ou com relevos e pode receber diversos acabamentos, como: tinta, cera, verniz ou resina. Não é inflamável e pode durar muitos anos, se tratado com cuidado e com as manutenções periódicas e eventuais necessárias.