A Original Gesso Leme

 

Florão de Teto

 A iluminação é um dos elementos mais importantes de um projeto de decoração; é ela que cria a atmosfera do lugar, torna o ambiente mais intimista ou mais expansivo e alegre.

 

Existe um pequeno detalhe que pode fazer parte da iluminação, que fica no teto e pode causar um grande impacto: o Florão de Teto.

 

Antigamente o Florão de Teto, muito conhecido também como ROSETA, estava presente na maioria das casas, chamando a atenção para o ponto de luz do ambiente, com suas formas rebuscadas ou estilizadas, quase sempre imitando flores, folhas e plantas.

 

A origem desse elemento arquitetônico é bem mais antiga do que se imagina: ele surgiu na Mesopotâmia, depois foi usado na Grécia Antiga e também na Ásia Central, entre muitos outros lugares e épocas.

 

Apesar do Florão de Teto ter sido difundido no mundo contemporâneo como um complemento das molduras de teto, o gesso na verdade é só mais uma das matérias-primas que podem servir para a fabricação dessas peças, as mais antigas eram fabricadas em madeira, mas hoje também podem ser de cimento ou mesmo de poliestireno expandido (EPS), isopor.

 

Nos dias de hoje, o que está na moda é utilizar o Florão de Teto em projetos bem descolados, criando um contraste entre estilos. Um modelo bastante utilizado tem sido pintar o teto e o Florão com uma cor única, como o cinza ou o branco, por exemplo.

 

Existem aplicações mais ousadas, como por exemplo utilizar a Roseta como peça de decoração em paredes, tipo relevo 3D, criando uma textura diferenciada para o ambiente, que realmente surpreendente.

 

Exemplos de Florão de Teto

***  FOTOS MERAMENTE ILUSTRATIVAS, PUBLICADAS APENAS COM INTUITO INFORMATIVO  ***
ATENÇÃO:  Algumas obras aqui expostas não foram realizadas pela ORIGINAL GESSO LEME.